terça-feira, 6 de novembro de 2007

Hope no banco? Tchau, Mr. Ryan!


Greg Ryan, técnico da seleção americana, não terá seu contrato renovado ao final de 2007, quando expira o vínculo com a U.S. Soccer. Depois de ser "prestigiado" com 3 amistosos diante das mexicanas - marcados antes do Mundial da China - onde continuou teimosamente com Hope Solo no banco de reservas, o Presidente da entidade Sunil Gulati divulgou sua decisão. Baseou-se numa análise completa do trabalho, desde Atenas. Porém, claro, a derrota histórica diante das brasileiras teve bastante peso nisso. Entre os próximos 30 e 45 dias, o nome para substituí-lo deve sair.


Evidente que ironizo a história com a Hope. Greg fez belo trabalho frente ao WNT (Women's National Team), onde acumulou 51 partidas invictas. Só que pecou em preparar mal a equipe para o confronto diante do Brasil, e num torneio curto como a Copa do Mundo, foi muita crise para se administrar, em pouquíssimo tempo. Uma semifinal com grande clima de tensão, em que toda energia dispendiada que não fosse para o duelo seria debitada na conta (e com CPMF). Brasil coeso, fechado e mordido versus EUA com leitura equivocada das atuações brasileiras, provocações desnecessárias e grupo dividido pelo "Hopegate". O resultado foi implacável e a U.S. Soccer não poderia fazer outra coisa, frente às condições espetaculares que oferece aos profissionais que contrata (não é CBF?).


Uma Hope chorosa no banco, talvez, tenha contribuído mesmo para a dispensa do técnico. Filmada a todo momento pela TV Chinesa, ficou como o símbolo do fracasso americano na semifinal.
Comandante novo, vida nova! E será muito interessante, quem sabe, para podermos rever seu maravilhoso sorriso. Afinal, não somos bobos nem hipócritas nesse blog.

Um comentário:

Unknown disse...

Nao sei o que passou pela cabeça do técnico americano para dispensar a Hope no jogo contra o Brasil. Será que foi excesso de confiança?? Bem, ele colheu o que plantou!! hahahahahahhahah.....