terça-feira, 13 de novembro de 2007

Entrevista com Thais - 1ª Parte




Conforme o prometido, reproduzo a 1ª parte da entrevista com Thais Ribeiro Picarte, goleira do Sporting de Huelva, da Espanha. Muito gentil com esse blog, a atleta nos brindou com informações sobre sua carreira e opiniões sobre os mais diferentes temas do futebol feminino. Que conheçamos, então, um pouco da "Hope" brasileira.

FM - Conte-nos um pouco sobre como começou no futebol. Houve preconceito ou resistências de familiares para que você se tornasse uma jogadora profissional?

Thais -
Na minha família somos 4 filhas e todas sempre gostamos de esporte. Começamos todas juntas a jogar no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André. Haviam algumas competições interclubes e eu fazia parte da seleção do clube. Depois de algum tempo, o clube levou algumas meninas para fazer teste no Aspirantes do São Paulo Futebol Clube, eu acabei passando, comecei a treinar e jogar com eles.

Minha família nunca me proibiu de nada, pelo contrário, sempre me apoiou muito. Meu pai era um apaixonado por futebol e sempre adorou que jogássemos; minha mãe não gostava muito, mas nunca deixou de me apoiar.

FM - Por quais clubes passou? Como se deu a transferência para a Europa?

Thais –
NÃO-PROFISSIONAL:
1993 - 1998 - Times Campeonato Interno de Futebol de Campo do Clube Atlético Aramaçan/ Seleção do Clube Atlético Aramaçan
1996 – Di Laroufe futsal
1997 a 1998 - São Paulo Futebol Clube - Categoria Aspirante.
PROFISSIONAL:
1998 a 2000 - São Paulo Futebol Clube
2000 - Palestra São Bernardo.
2001 – Clube Atlético Juventus.
2002 - Lazio Calcio Feminile
2002 a 2003 - São Bernardo F.C.
2005 - São Paulo Futebol Clube
2005 – Convocação Seleção Brasileira Universitária
2006 – Palmeiras/São Bernardo
2006 - Convocação Seleção Brasileira - Principal
2006/2008 – Sporting Club de Huelva

O Sporting entrou em contato comigo através de uma amiga, e começamos a negociar pela internet. Tudo isso, claro, devido à minha convocação para a seleção brasileira, que é como um pré-requisito por aqui.

FM - Como foi seu ingresso na Seleção Brasileira?
Thais -
Foi no momento em que eu menos esperava, porque havia estado parada por algum tempo e acabava de voltar a jogar no Palmeiras/São Bernardo. Não estava na minha melhor fase, mas já estava lutando por isso há muitos anos.

FM - Em 2006, você disputou o fatídico Sul-americano de Mar Del Plata. O Brasil foi derrotado pela Argentina. O que aconteceu realmente naquele torneio? Os desfalques pesaram?

Thais -
Naquele torneio perdemos para nós mesmas. Tivemos algumas falhas na final e em uma delas tive participação. A arbitragem era muito ruim e a torcida à favor ajudou bastante. Com aquele time, poderíamos ter ganho tranquilamente. Tivemos falta de sorte e após os dois gols, elas se fecharam totalmente atrás e não podíamos penetrar de maneira alguma.

2 comentários:

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Bacana a entrevista, Mozart... =)

Abraço!

Unknown disse...

Boa, Mozart!

Bem, pelo menos você tá sumido por um bom motivo...Hehehe

Abração!