segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Caprichoso esse futebol, não?


Fim de semana de Eliminatórias Sul-americanas no futebol masculino. No sábado à tarde, mais uma vez o cerebral meia Juan Román Riquelme roubou a cena. Sem jogar no Villarreal, Román tem sido o destaque argentino das primeiras rodadas. Um fundamento, aliás, tornou-se o seu carro-chefe: as cobranças de faltas. A precisão imposta pelo camisa 10 assombra. Já são 3 belos gols.

E o que essa situação de inatividade do craque tem a ver com a temática do blog?

Lembrei que Rosana, ala da seleção brasileira, confessou não treinar faltas. Evidente que não é o caso de Riquelme. Porém, ambos não estarem rotineiramente se preparando, seja por imposição do técnico chileno que não o permite jogar (e chegar com maior ritmo para a seleção), seja por simples opção, no caso dela, colocam-me, logo, algumas "pulguitas" atrás da orelha.

Pois a jogadora do Neulengbach austríaco, ironicamente, foi muito precisa diante de canadenses e mexicanas no Pan. Duas bolas na "coruja". Os momentos dos gols? Mais que fundamentais, sobretudo na semifinal, quando a partida diante da equipe azteca - transcorria a etapa complementar - estava empatada em zero.

Não farei apologia alguma aos que não treinam ou se preparam. Apenas reflito sobre o quão perigoso é formular teorias absolutas no futebol. O "manhoso" esporte bretão pode desmentí-las a qualquer instante. Talentos como Riquelme e Rosana são exemplos disso.

Um comentário:

Marti disse...

Oi, Mozart! O blog tá lindo, cada vez melhor! =)

Viu isso aqui, que absurdo?

http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=238&nwid=27

Tô possessa.