quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mundial Sub-20: precisamos melhorar!

 Contra a Suécia elas terão de se superar

O Brasil estreou no Mundial Sub-20 com uma derrota (0x1) para a Coréia do Norte. O resultado, em si, não foi preocupante, já que as asiáticas tem um boa equipe e tradição na base. O que preocupou foi o futebol apresentado, bastante débil para quem quer passar de fase. Claro, era a primeira partida, contra um adversário difícil, e a tensão estava no ar. Levaremos em conta esses fatores.

Marcos Gaspar optou por sua formação de 4 volantes que vimos no Sulamericano (post de 14 de abril). Mudou duas peças que não alteraram a parte tática: Poliana ganhou a vaga de Leah na lateral e Aline Fernanda Camargo a vaga de Lara na zaga. O time apresentou o principal problema do seleção sub-17 de 2008, isto é, a dificuldade de trabalhar a bola no meio campo. Muito desespero, muito chutão e, evidente, muitos erros. 

A Coréia do Norte não fez nada demais e não tem nada demais. É uma equipe aplicada e organizada, como sempre. Joga 90 minutos num ritmo forte. Para vencer tem que agredir, arriscar. Se ficar no "banho maria" não vence. O que fazer, então, para melhorar e buscar a vitória diante da Suécia?

A primeira mudança seria trocar a volante Bruna. Não vem bem. Marcos deverá utilizar a zagueira Thaynara para compor 3 zagueiras. Porém, creio que a meia ofensiva Débora seria a melhor opção. Formaria o losango no meio (4-3-1-2), daria equilíbrio à equipe e, sobretudo, finalmente uma companhia de qualidade para nossa dupla de ataque.


Nesta sexta, 10 da manhã, com Band e Sportv, veremos o que ocorre. Potencial para passar de fase existe.

6 comentários:

Daniel disse...

Diga Mozart,

Finalmente porque a elisa não foi convocada. Pow , tudo bem não ser titular, mas ela nem no grupo está. É daquelas coisas que não dá pra entender , tipicas teimosias inexplicáveis até pra quem é autor de tais.

Mozart Maragno disse...

É como já disse. Opção do técnico. Respeito, mas discordo. Ele tem uma visão, eu tenho outra. Simples assim.

O Marcos é um bom técnico e uma pessoa maravilhosa. Posso lhe garantir. 70% das jogadoras sub-17 e sub-20 que temos foi ele que garimpou Brasil afora.

Assim como você acha que a Leah deve ser a titular e eu a Poli...hehehe

augusto disse...

Os jogadores da base do Barcelona treinam em espaço curto de campo, dando e triangulando passes sem parar, se apresentando visando dominar a bola e passar. É o tiki-taka deles que serviu de base para a FUria na Copa. Isso faria bem a nossas meninas da base.Nao é treino de meia hora não. E ate enjoar mesmo. Quem sabe?

Maria disse...

Oi, Mozart. Primeira vez que comento, mas sempre fico na espectativa da atualização do seu blog. Bem legal.
Acho o Marcos Gaspar um bom técnico, parecendo ser gente boa também. Só fiquei meio intrigada com aquela estória. Mas se você, que conhece o meio, diz que é isso eu acredito.

Anônimo disse...

o principal fundamento do futebol e o passe, se o time nao sabe passar a bola, esse time da chutao pra frente tentando explorar a velocidade das atacantes, e a estoria se repete.

Mozart Maragno disse...

Saiu a escalação, com 3 zagueiras:

Bossa, Jujuba, Thaynara, Aline Fernanda; Leah, Camila, Andressa, Ester e Rafinha; Ketlen e Alanna.