domingo, 18 de julho de 2010

Mundial Sub-20: pitacos!

Elas venceram em 2008: e agora?

Passaram-se duas rodadas no Mundial Sub-20 feminino de futebol e vou colocar algumas impressões sobre outras seleções:

- Das européias, só a anfitriã Alemanha confirma sua qualidade. A badalada Inglaterra só passa por milagre; a França tem boas chances de classificação, mas com um futebol burocrático; a Suécia, embora bastante limitada, também tem boas chances; e a Suíça é o saco de pancadas do torneio. Tanto França, quanto Suécia, se passarem para as quartas-de-final, não deverão ir muito longe.

- Japão é a decepção, por chegar como umas das favoritas ao título. Fez apenas 1 ponto em duas partidas e só classifica por milagre. A craque Mana Iwabuchi faz o que pode, mas a defesa é vulnerável. A Coréia do Norte deve sair em primeiro no grupo do Brasil e a Coréia do Sul é a sensação do torneio com duas goleadas, tendo a artilheira camisa 10 Ji, com 5 gols.

- As africanas são a grandes surpresa. A Nigéria só não se classifica por tragédia e Gana tem chances, desde que goleie a frágil Suíça. E estão se impondo mais na técnica que no físico, diferentemente de outrora.

- México também convence e surpreende. Venceu a Inglaterra com autoridade e deve estar na segunda fase. A Costa Rica já está eliminada e vai de braços dados com Suíça e Nova Zelândia. Os EUA, após um empate onde jogou pior que Gana, goleou e vai firme para tentar mais um título

- A Colômbia, sempre organizada, faz um papel interessante e joga suas fichas diante da Costa Rica na última rodada. Assim como no Sub-17 de 2008, não teme ninguém e joga no seu limite.

Um comentário:

Daniel disse...

Triste ver a Ramona pertencendo a pior seleção da competição. Me faz lembrar o eto'o por camarões que ele olha assim do lado e pergunta cadê o Xavi, cadê o iniesta , cadê o Zneider?
Seleçoes africanas bem, Gana coitada se tivesse UMA GOLEIRA não teria perdido pra Coreia do Sul que é um time que evoluiu demais do ultimo mundial sub-17 que é a base pra cá e vai ter a chance de ter uma revanche com as americans que as eliminaram no sub-17 passado nas qurtas.
México é surpresa, mas quem viu elas fazendo jogo durissimo na final da CONCACAF contra as americanas não se surpreenderia tanto. Aliás mexico que aparenta ter um bom trabalho de base visto que a roliça Corral, que diga-se de passagem sabe das coisas ali na meiuca, tava aqui no torneio de São Paulo e a Centro avante tambem.
O Japão foi a grande decepção junto com inglaterra, dois paises que cuidam bem de suas bases. Não dá pra Iwabuchi consertar sempre as falhas da defesa e caiu.
Amanhã tem Brasil, ainda tou com esperança, algo me diz que esse time norte Coreano não é chegado nessas malandragens desse mundo cristão ocidental e vai dá carga maxima contra as suecas, que é menos time que as coreanas. Aí cabe o Brasil cumprir a sua parte. Se passarmos da segunda fase e cair diante da Alemanha, que tambem não é nenhum bicho papão, podemos dizer que cumpriram a sua parte, não se tem uma geração pra dar o primeiro titulo mundial brasileiro do futebol feminino, acredito que essa honra vai caber ao sub-17 em setembro.