segunda-feira, 24 de maio de 2010

Análise Tática da sub-17 (I)

4-2-3-1: o time base do Sulamericano



4-2-3-1 ofensivo: opção para ter mais agressividade

O Brasil venceu bem o Sulamericano Sub-17, com um time entrosado e experiente. As perspectivas para o Mundial de Trinidad e Tobago são boas. Para tanto, como na sub-20, faço uma breve análise tática sobre o que vi e o que podemos ver em terras centroamericanas.

Campinho 1 - Foi o time base de São Paulo. As três meias que vem de trás trabalham na articulação das jogadas, com a presença constante das laterais, especialmente Jucinara. Paula faz um bom pivô e costuma empurrar a bola para as redes. Beatriz, também, chega sempre para finalizar. Linha de 4 tradicional atrás, duas volantes que protegem bem a defesa e não sobem tanto. É o esquema mais usado no mundo hoje, vide Inter de Milão. 

Campinho 2 - Não mudaria taticamente, mas sim a característica das atletas. Pela versatilidade de Andressa, poderia fazer a função mais recuada no lugar de Bianca, oferecer melhor saída de bola e ganhar em agressividade com a habilidosa Gláucia pelo lado direito. Alternativa para furar retrancas e bloqueios, que certamente teremos de enfrentar no Mundial.


PS: Todos os campinhos táticos desse blog tem a arte de ANDRÉ ROCHA, do Blog OLHO TÁTICO, com link ao lado. O OLHO TÁTICO é vinculado ao portal GLOBOESPORTE.COM.

Nenhum comentário: