sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Balanço do Sul-Americano sub-17 - 1ª fase



Após o encerramento da fase inicial do Sul-Americano sub-17 muitas coisas puderam ser analisadas. Como é a estréia de todas essas meninas em competições oficiais por seleções nacionais (categoria implantada esse ano pela FIFA no feminino) tudo era uma grande incógnita. Desde a qualidade das atletas até como se portariam, tão jovens, representando seus países.




O Brasil, grande potência do continente, confirmou seu tradicional favoritismo e foi "de menos para mais". Começou claudicante e cresceu na medida em que os jogos pediram qualidade. Especialmente contra o Paraguai, triturou a então sensação do torneio.




Destaque brasileiro? Falar de Beatriz é falar de um bálsamo, um colírio para quem gosta de bom futebol; para quem gosta, sobretudo, de meias criativos que honram a camisa 10. Ela honra e com louvor. O torcedor brasileiro pode ficar bem tranqüilo para os próximo 10 ou 15 anos. Eu banco a menina. Podem cobrar! Franciele e Raquel formam, também, uma azeitada dupla de ataque.




Os outros três finalistas do torneio estão em um nível de equilíbrio. Nem Paraguai, nem Argentina, nem Colômbia botam medo, embora não sejam adversários fáceis. A artilheira do Sul-Americano até aqui é a atacante paraguaia (Olimpia) Karen Ruiz Díaz, com seis gols. A seguir, vêm Beatriz (Brasil), Tatiana Ariza (Colômbia), Nicole Monrroy (Chile) e Rebeca Fernandez (Paraguai), com quatro gols.




A equipe com melhor ataque é o Paraguai (15 gols) e a melhor defesa é da Colômbia (2 gols). O Brasil é o mais indisciplinado entre os quatro finalistas. Foram dez cartões amarelos e um vermelho.




São três vagas para o Mundial sub-17 da Nova Zelândia e quatro equipes lutando diretamente. Uma vitória e um empate deve garantir matematicamente uma das passagens para a Oceania.




Jogos do Brasil (fase final):




26-01 (sábado) - Brasil X Colômbia


28-01 (segunda-feira) - Brasil X Paraguai


30-01 (quarta-feira) - Brasil X Argentina


Um comentário:

Unknown disse...

Mozart, muito obrigada pelas elucidações :)
Quer dizer que as meninas do Brasil são as mais tempestuosas???!! rsssss
Adoraria conferir o talento da Beatriz, vc a elogia tanto!! É lamentável o futebol feminino ser tratdo com tanto descaso, sem a mínima atenção da mídia.
Ainda bem que há pessoas como vc, dispostas a divulgar o talento das jogadoras.