sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Balanço

Gaspar fez grande trabalho, mas o talento é fundamental
-
A seleção brasileira se despediu de forma digna do Mundial Sub-17. Fez uma boa partida diante das nigerianas, mais pela vontade e desejo de evoluir no torneio. O Brasil sofreu na competição por alguns motivos, mas destacaria dois como fundamentais: falta de talento e dificuldade para se organizar durante as partidas. Um, na verdade, está relacionado ao outro.


Com as perdas de Fabi e Bia, duas jogadoras referenciais, foi lançado mão de Juliana Cardozo, do Saad, e Juliana Ferreira, do Team Chicago. Nada, absolutamente, contra as garotas. Porém, a diferença para as titulares é gigantesca. Como atuam no coração da equipe, que é o meio campo, comprometeram sobremaneira o desempenho do time e expuseram a defesa, uma vez que a difuculdade na saída de bola foi a tônica.


Ou seja, suas atuações individuais prejudicaram a organização da equipe, acostumada com mais talento do meio para a frente, com gente que segurava a bola e criava dificuldade aos adversários, permitindo, inclusive, o adiantamente das linhas de defesa. Sem os talentos de Bia e Fabi, tudo ficou mais difícil e as escolhas de reposição não foram boas.


Marcos Gaspar fez grande trabalho e os frutos dele estarão nos próximos anos na seleção principal. Entretanto, talento e técnica sempre serão a prioridade no futebol. O resto a ciência dá conta.

3 comentários:

Alexandre Massi disse...

Mozart,

Quero ver mais atualizações. Se der, escreva sobre a fase final da UEFA champions League feminina. Deve tá por rolar.

Abração

Unknown disse...

O CHANGEMAKERS DA ASHOKA E A NIKE CONVIDAM VOCÊ PARA PARTICIPAR DO DESAFIO MULHERES VIRANDO O JOGO NO ESPORTE – GAMECHANGERS.

O esporte é mais que rendimento e competição. Muitas experiências no mundo desenvolvem o esporte como forma de lazer, integração e desenvolvimento comunitário. Há também experiências que reforçam o esporte como meio de educação, fortalecendo habilidades pessoais e coletivas; ou como estímulo à saúde e à qualidade de vida. Porém, ainda existem grandes disparidades entre as oportunidades desportivas para homens e mulheres e entre meninos e meninas.

Por isso, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, entidades públicas, universidades e indivíduos são desafiados a apresentar propostas criativas e inovadoras para reduzir a discriminação e ampliar o papel da mulher nas atividades desportivas. Buscamos por experiências em atividades esportivas tradicionais (basquete, corrida, vôlei, futebol, etc) e não-tradicionais (dança, artes marciais, ginástica, entre outros).

O Desafio Mulheres Virando o Jogo no Esporte é aberto e gratuito para a participação de todos. Ao se inscrever com uma iniciativa inovadora existe uma troca colaborativa de experiências entre a Comunidade Changemakers formada por organizações sociais, agentes de mudança e investidores. Participando da Comunidade sua proposta terá visibilidade internacional, o que amplia a possibilidade de acesso a recursos financeiros.

Os projetos inscritos serão avaliados por um júri formado por referências reconhecidas internacionalmente que selecionará entre 7-15 finalistas. Depois, ocorre uma votação online aberta aos internautas em que as 3 iniciativas que atraírem mais votos, ganham cada uma o apoio financeiro de U$5.000,00. Para entidades que promovem corrida feminina existe um prêmio exclusivo de R$5.000,00 para o Brasil.

COMO PARTICIPAR

Integre uma Comunidade Global online que apresenta alternativas viáveis para ampliar a participação das mulheres no esporte.

Visite o site: http://sportforchange.changemakers.net/pt-br/node/13930

- INSCREVA-SE ATÉ 25 DE FEVEREIRO DE 2009.

Preencha a ficha de inscrição anexa e apresente o seu projeto para o mundo. Leia o documento Critérios e Orientações para auxiliar na descrição do seu trabalho. Ao finalizar envie o documento para julia@ashoka.org.br ou elenice@ashoka.org.br antes do fim do prazo. A Ashoka faz a tradução para o inglês.

Aguardamos a sua inscrição.

Equipe Changemakers Brasil

Ashoka Empreendedores Sociais

Tel. (11) 3085 9190 r. 222 ou r.234

www.ashoka.org.br

www.changemakers.net

Antonio B Duarte Jr disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Estou sentindo falta das atualizações... Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância. Antonio B Duarte Jr.