quinta-feira, 17 de julho de 2008

Vão jogar 70 vezes e....

Mesmice: Quando não é a Kai (foto), é a Rodriguez
-
É cansativo, mas é a realidade. O Brasil, quando sem Marta e Cristiane, é de uma mesmice e uma falta de imaginação irritantes. Ontem fez mais um amistoso contra os EUA. Foi o terceiro jogo contra as americanas em menos de um mês. Mais uma derrota por 1 a 0 (Natasha Kai).


Por que não mudar a equipe taticamente, para além dos defasados 3-5-2 e 4-4-2? Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Quem fala em 3-5-2? Só no Brasil, com nossos gênios da tática. O 4-4-2 existe, de fato, à inglesa, com dois meias centrais e dois meias abertos (wingers). Isso é 4-4-2. Aqui no Brasil qualquer coisa é 4-4-2 - e não é!


Por que não usar três atacantes contra a engessada linha de quatro americana? Que tal abrir duas jogadoras rápidas como Pretinha e Fabiana e centralizar uma outra avante. Criar desconforto. Criar um fato novo! Os amistosos servem para testar algumas variações táticas. Mudar de 3-5-2 para 4-4-2 e depois para 3-6-1 é vergonhoso. Haja espaço para mediocridade. Estamos, taticamente falando, na Idade Média futebolística. Essa é a realidade. Pobres jogadoras. Vão jogar 70 vezes contra as americanas e vão perder as 70 por 1 a 0.


Repito: com Marta e Cristiane, até minha mãe, que não gosta de futebol, teria êxito como treinadora da seleção principal.
-
PS: Lamento muito a infelicidade de Abby Wambach, artilheira americana, que fraturou a tíbia e a fíbula da perna esquerda nesta partida. Será desfalque em Pequim e deixará o torneio menos brilhante.










4 comentários:

Unknown disse...

Oh Mozart, como a Wambach quebrou a perna? Alguma jogadora do Brasil foi responsável?

Mozart Maragno disse...

Hozerlan, estou checando essa informação para depois colocar no blog corretamente.
Abraços e grato pela visita.

Li Cássia disse...

Eu ando um pouco mal-informada, você pode me responder se a Cristiane e a Marta jogam as Olimpíadas?...
E seu blog é mara! Adoro ler o que você escreve.
bjs
Obrigada desde já.

Mozart Maragno disse...

Li, elas estarão em Pequim. Integrarão o grupo a partir da próxima semana, já na Suécia, onde o Brasil fará a última parte da preparação.
Beijos e grato pela visita.