terça-feira, 25 de março de 2008

Balanço do Sul-Americano Sub-20

Auinã (3) e Érika (9) vibram: foram grandes destaques

O 3º Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino (embora, em 2004, ainda fosse sub-19) nos apresentou a mais consistente seleção brasileira de base já formada. Se, em 2004, tivemos Marta e Cristiane no Mundial da Tailândia, e, em 2006, uma equipe operária, mas com imensa dificuldade em fazer gols, o gramado da PUC viu uma Sub-20 goleadora e invicta na defesa.


Os números


Foram 30 gols em 7 partidas. Melhor defesa, melhor ataque e as artilheiras (Érika com 7 e Pâmela com 6). O que fez a diferença foi o trio ofensivo, que não havia (com essa qualidade) no último Mundial, na Rússia - quando Marta não foi liberada. Adriane, Pâmela e Érika estiveram em grande, como diriam os portugueses.


Os destaques


O torneio começou apresentando a lateral/ginasta Leah. Limitada tecnicamente, ao menos deu visibilidade e levou um pouco de mídia para o que ocorria clandestinamente no RS. A dupla de zaga (Auinã e Calandrini) não comprometeu. Pelo contrário: foi eficiente inclusive no ataque. Uma outra dupla, a de volantes (Camila e Francielle), brincou de jogar futebol. É um luxo uma seleção ter a saída de bola realizada por atletas fortes e com tão boa técnica. Stephane sempre regular ao lado da camisa 10 Adriane, que cresceu de dois anos para cá. O ataque foi arrasador. Érika migrou da zaga e roubou a cena. Pâmela cresceu durante a competição. O esquema foi o tradicional 4-2-2-2. Kleiton Lima provou, em pouco tempo, sua capacidade de organizar uma equipe.


O que pode melhorar para o Mundial do Chile?


É preciso testar novas laterais. Rafaela, reserva da esquerda, parece ser melhor que Leah. Joyce ncessita de uma sombra. Tive a oportunidade de assistir a um jogo do Juventude/RS e a lateral-direita Lágrima me causou ótima impressão. Checando, descobri que é nascida em 1990. Ou seja, idade, ainda, para a Sub-20 de 2010. Poderia ser testada, tranqüilamente. A possível convocação de Fabiana (Sporting Huelva) para o Mundial - que vai se apresentar à principal agora - agregará muito talento num ataque já poderoso.


Bárbara


A melhor goleira que o Brasil formou até o presente momento. Uma jogadora extraordinária. É só o Barcellos dar a "1" e dormir sossegado. Nem preciso falar o que todos sabem: nenhum gol tomado.




Um comentário:

Unknown disse...

Será que a Bárbara consegue ser titular?? Seria justíssimo, mas tenho dúvidas sobre a "visão" tática do Barcellos.
O time está coeso, o que proporciona grandes chances para a conquista do tão almejado título :)