terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Birgit? Faça-me rir!

Leva jeito pra coisa, não?

Juca Kfouri publicou em seu blog (link ao lado) texto de Roberto Vieira (sob a alcunha de Hans Fisher) que defende a eleição de Birgit Prinz como melhor do mundo. Argumenta que seria mais "objetiva" e sem as descartáveis "acrobacias", que iludiriam os jurados.


Não se trata de "patriotada" o que escrevo a seguir:


Não há qualquer fundamento para sustentar Prinz como melhor do mundo, ou, então, que elejamos Inzaghi como o melhor no masculino. Se é por "objetividade", "bola na rede", o oportunista italiano fez 4 gols em duas finais pelo Milan (Liga dos Campeões e Mundial de Clubes). Além disso, Inzaghi e Prinz possuem semelhanças no trato com a bola. Geralmente, de canela...

Falando em "objetividade": Quem foi a artilheira do Mundial da China? Marta. Quem fez mais gols por uma seleção nacional em 2007? Marta. Quem tem média de mais de um por jogo em 2007? Marta. Quem é artilheira ou briga pela artilharia do Campeonato Sueco todo ano? Marta. A alemã fez um discreto Mundial e seu time foi eliminado cedo da UEFA Cup. Marta foi finalista nos dois torneios.

Mesmo sendo "pouco importante" para os "militantes da eficiência": Quem foi aplaudida de pé várias vezes na Ásia? Marta. Quem reiventou, elevou o nível, trouxe novo parâmetro para a modalidade, de acordo com a comunidade internacional do futebol? Marta. Quem levou 70 mil no Maracanã numa quinta-feira ao meio-dia? Marta. Isso que estamos em um país onde há muito preconceito e todas as mazelas que cansamos de comentar neste blog.

Em qualquer rincão do mundo não há dúvidas de quem é a melhor da história, quanto mais do ano. O futebol feminino se conta antes e depois da alagoana. Com 21 anos (Prinz WHO, com essa idade?), caminha pra mitificar-se.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mozart, tudo bem?

Não sabia que você estava com um blog sobre futebol feminino. Parabéns. É um trabalho diferenciado e único no Brasil.

Pode contar com meu apoio.

Abraços,

Unknown disse...

Marta é magnífica, dentro e fora do campo!! Simplesmente ETERNA!

Unknown disse...

Beatriz jogadora do sub- 17 do brasil..é ótima jogadora e tem muitoo o que mostrar ainda!!!
ela é muitoo talentosa!!
acreditem nela pois ela tem muita vontade de joga e acredito que ela surpreenderá muitaa genti!!!
meus parabéns garotaa!!continue sempre assim ela minina vencedora...
acreditooo muitooo em você!!
meus parabéns!