sexta-feira, 30 de julho de 2010

O jogo da Rede Vida nesse final de semana!

 Camisa 10 da sub-20, Alanna volta à equipe grená

A partir de agora, teremos sempre um post do jogo do Paulistão na Rede Vida de Televisão, o Canal da Família. A emissora de São José do Rio Preto irá transmitir Ferroviária x Jaguariúna, neste sábado, às 10h. É o horário tradicional. Uma boa oportunidade para vermos alguns talentos da "Ferrinha", como Alanna e Raquel, além da experiente Andréia Rosa. Jaguariúna tem a atacante Fran, de muitas passagens pela seleção sub-20.

Outro jogão na rodada, no domingo, envolve as duas melhores equipes da competição. Santos e São José fazem, no CT Rei Pelé, uma partida que definirá o primeiro lugar do grupo. O Santos não contará com as meninas da sub-17 (Beatriz, Thaís e Paula), mas tem a volta de Ketlen, que estava servindo a sub-20 no Mundial da Alemanha. O favoritismo é peixeiro, mas a Águia do Vale é sempre perigosa, sobretudo com sua dupla de ataque (Luana e Luize). Tem,  da mesma forma, um retorno importante: a lateral-direita Poliana também estava com a seleção brasileira sub-20.

Jogos do Paulistão pela 15ª rodada:

Ferroviária X Jaguariúna  - 31/07 - 10h (TV)
Botucatu X Francana  - 31/07 - 15h
Juventus X São Cateano  - 31/07 - 15h
Nacional X São Bernardo  - 31/07 - 15h
Taboão da Serra X Portuguesa - 31/07 - 15h






















Santos X São José - 01/08 - 10h












São Bento X Paulista - 01/08 - 10h





São Judas Tadeu X Marília - 01/08 - 15h



















PS: Quem não tiver o canal em seu televisor (como diria Sílvio Santos), aqui está o link.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mundial Sub-20: Força africana!

 A canhota Popp pode ganhar bola e chuteira de ouro

Todo mundo esperava que a Alemanha, que foi de menos para mais, chegasse à final. E chegou com autoridade, com goleadas e grande futebol. Além de jogar em casa, a geração é excelente, com experiência de algumas na seleção principal. Na semifinal de hoje, meteu cinco dianas na Coréia do Sul (5x1), fora o baile.

A outra semifnal foi mais equilibrada, onde uma valente Colômbia pagou pelo vacilo do começo do jogo. A Nigéria, mais cancheira, soube administrar o placar (1x0) e levar um país africano pela primeira vez à final de mundial de base. Reitero o que coloquei em outros posts: a Nigéria não é só força. Tem jogadoras de talento e isso ficou claro.

O favoritismo continua sendo alemão. Resta saber como a Nigéria vai entrar em campo. Com a sensação de dever cumprido, ou com vontade de querer mais. As africanas não tem nada a perder. Portanto, podem arriscar. Será necessário ser letal no ataque e não errar nadinha atrás. Popp e companhia não costumam perdoar.

Final (horário de Brasília):

Alemanha x Nigéria - 01/08 - 10h





quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mundial Sub-20: Passaram como nunca!

Festa mexicana: será que farão novo "crime"?

Todos sabemos que a atual seleção americana sub-20, ainda que não seja brilhante, é uma das favoritas ao título. Hoje venceu a Coréia do Sul (1x0), que poupou suas principais jogadoras. Mais uma vez o destaque foi a camisa 19 e capitã Leroux, que está em seu quarto mundial de base (1 sub-19 em 2004 pelo Canadá e 3 sub-20 pelos EUA) e anotou o tento da vitória.

Porém, quem fez história foi o México, que com um gol aos 32 minutos da segunda etapa, arrancou um empate diante da Nigéria e saiu em primeiro de sua chave. Agora pega a favorita Coréia do Sul, entranto não ficaria surpreso com uma classificação azteca para a semifinal. Em todos os grandes portais e jornais mexicanos, essa proeza foi destaque, uma vez que o inventimento no futebol feminino é irrisório por lá.

Vale lembrar que as badaladas seleções de Japão e Inglaterra voltam para casa também.

Vejam os 4 jogos das quartas-de-final (horário de Brasília):

Suécia x Colômbia - 24/07 - 6h30 (palpite: Colômbia)
Alemanha x Coréia do Norte - 24/07 - 13h00 (palpite - Alemanha)
EUA x Nigéria - 25/07 - 06h30 (palpite - EUA)
México x Coréia do Sul - 25/07 - 13h30 (palpite - México)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mundial Sub-20: uma pena!


 Débora ou Debinha: um grande talento do futebol feminino brasileiro


Brasil 4 x 1 Nova Zelândia; Suécia 3 x 2 Coréia do Norte. Quando há uma eliminação de seleção brasileira, seja qual for, não costumo ir caçando bruxas e procurando culpados. É momento de equilíbrio e analisar com calma o trabalho feito. Poderíamos ter avançado e tínhamos equipe para isso? Claro. O Mundial está mostrando que o Brasil não devia nada a ninguém, exceto à favorita Alemanha. 

A Colômbia classificou num grupo com duas européias fortes e o México vai classificar numa chave com Japão e Inglaterra. Colômbia e México são um primor de estrutura e organização? É só ler o que sai na imprensa desses países para saber. Então a questão do Brasil passar ou não é técnica, dentro de campo. Se em todas as eliminações formos chorar a falta estrutura então nem viajemos para os torneios. É a realidade e temos de lidar com ela. E, sendo sincero, prefiro ter os nossos talentos. Não os troco por nada.

Vale lembrar que o Brasil Sub-20 sempre foi (injustamente) desacreditado e Marcos Gaspar faz o grande trabalho no futebol feminino como um todo. Se temos uma seleção sub-17 em condições de ser campeã mundial em setembro, vai muito do que ele garimpou Brasil afora. Não precisaria aqui citar todas as jovens que ele achou, revelou, indicou. 

Dito isso, vou colocar aquilo que falei ANTES da competição e durante. Não perdemos a vaga nesse jogo contra a Nova Zelândia (foi uma ótima partida). Pagamos por um meio campo pouco criativo, sem força de chegada, e os dois gols tomados em falhas bobas. Ficou claro que Débora deveria ser mais utilizada, junto com Ludmila e Alanna, aliás. Deixamos uma boa imagem no final, mas fica o gostinho amargo da bola de Ludmila que não entrou contra a Suécia.

Tenhamos equilíbrio para analisar o ocorrido e saibamos digerir essa eliminação. Faz parte do futebol. E que venha o Mundial Sub-17 de Trinidad e Tobago!





domingo, 18 de julho de 2010

Mundial Sub-20: pitacos!

Elas venceram em 2008: e agora?

Passaram-se duas rodadas no Mundial Sub-20 feminino de futebol e vou colocar algumas impressões sobre outras seleções:

- Das européias, só a anfitriã Alemanha confirma sua qualidade. A badalada Inglaterra só passa por milagre; a França tem boas chances de classificação, mas com um futebol burocrático; a Suécia, embora bastante limitada, também tem boas chances; e a Suíça é o saco de pancadas do torneio. Tanto França, quanto Suécia, se passarem para as quartas-de-final, não deverão ir muito longe.

- Japão é a decepção, por chegar como umas das favoritas ao título. Fez apenas 1 ponto em duas partidas e só classifica por milagre. A craque Mana Iwabuchi faz o que pode, mas a defesa é vulnerável. A Coréia do Norte deve sair em primeiro no grupo do Brasil e a Coréia do Sul é a sensação do torneio com duas goleadas, tendo a artilheira camisa 10 Ji, com 5 gols.

- As africanas são a grandes surpresa. A Nigéria só não se classifica por tragédia e Gana tem chances, desde que goleie a frágil Suíça. E estão se impondo mais na técnica que no físico, diferentemente de outrora.

- México também convence e surpreende. Venceu a Inglaterra com autoridade e deve estar na segunda fase. A Costa Rica já está eliminada e vai de braços dados com Suíça e Nova Zelândia. Os EUA, após um empate onde jogou pior que Gana, goleou e vai firme para tentar mais um título

- A Colômbia, sempre organizada, faz um papel interessante e joga suas fichas diante da Costa Rica na última rodada. Assim como no Sub-17 de 2008, não teme ninguém e joga no seu limite.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mundial Sub-20: somos todos comunistas!

 Leah em mais um de seus laterais acrobáticos

O Brasil empatou com a Suécia (1x1), nesta manhã, em Bielefeld, pela segunda rodada do Mundial Sub-20. Jogamos melhor que na primeira rodada, sobretudo no segundo tempo com as entradas de Ludmila e Edna. Aliás, a atacante "bad girl" da Francana (ex-Galo) mudou o jogo com sua força, velocidade e habilidade. Merecia o gol na bola que bateu na trave. 

A Suécia abriu o placar no primeiro tempo com mais um erro na saída de bola, dessa vez de Andressa. O resultado do intervalo era um castigo para um time que dominou a posse de bola, mas teve pouca penetração. A equipe das loirinhas é bastante limitada e fecha razoavelmente sua área numa linha de 4. 

O Brasil entrou em campo, como o esperado, com Thaynara de 3ª zagueira que virava volante. Houve um pouco mais de paciência do que na primeira partida. No segundo tempo, a inesperada presença de Ludmila fez toda a diferença. Não vi Ketlen mal no jogo e nem o ataque parecia o maior problema. Porém, a atacante mineira foi para dentro das suecas, no melhor estilo Galvão Bueno.

A penalidade que foi convertida por Rafaelle nasceu de um cruzamento despretencioso de Leah. A goleira sueca deu um empurrão tosco em Alanna e aliviou a barra canarinho. Edna melhorou a equipe com mais vigor que Andressa. É uma espécie de Ramires no estilo de atuar. De qualquer forma, essa melhoria não foi o suficiente para o Brasil depender apenas de si.

Na terça, a Coréia do Norte joga pelo empate diante da Suécia para ficar em primeira no grupo, que também joga pelo empate para classificar em segundo. Será um jogo de "comadres"? Esperamos que não, para o bem do Brasil e do futebol. A seleção nacional pega a Nova Zelândia já eliminada e precisa vencer, se possível, por dois gols. 

Vou ter que sair com um dos mais célebres ensinamentos da humanidade: a esperança é a última que morre.




quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mundial Sub-20: precisamos melhorar!

 Contra a Suécia elas terão de se superar

O Brasil estreou no Mundial Sub-20 com uma derrota (0x1) para a Coréia do Norte. O resultado, em si, não foi preocupante, já que as asiáticas tem um boa equipe e tradição na base. O que preocupou foi o futebol apresentado, bastante débil para quem quer passar de fase. Claro, era a primeira partida, contra um adversário difícil, e a tensão estava no ar. Levaremos em conta esses fatores.

Marcos Gaspar optou por sua formação de 4 volantes que vimos no Sulamericano (post de 14 de abril). Mudou duas peças que não alteraram a parte tática: Poliana ganhou a vaga de Leah na lateral e Aline Fernanda Camargo a vaga de Lara na zaga. O time apresentou o principal problema do seleção sub-17 de 2008, isto é, a dificuldade de trabalhar a bola no meio campo. Muito desespero, muito chutão e, evidente, muitos erros. 

A Coréia do Norte não fez nada demais e não tem nada demais. É uma equipe aplicada e organizada, como sempre. Joga 90 minutos num ritmo forte. Para vencer tem que agredir, arriscar. Se ficar no "banho maria" não vence. O que fazer, então, para melhorar e buscar a vitória diante da Suécia?

A primeira mudança seria trocar a volante Bruna. Não vem bem. Marcos deverá utilizar a zagueira Thaynara para compor 3 zagueiras. Porém, creio que a meia ofensiva Débora seria a melhor opção. Formaria o losango no meio (4-3-1-2), daria equilíbrio à equipe e, sobretudo, finalmente uma companhia de qualidade para nossa dupla de ataque.


Nesta sexta, 10 da manhã, com Band e Sportv, veremos o que ocorre. Potencial para passar de fase existe.