quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Brasil vence Argentina e vai ao Mundial

Beatriz dribla mais uma: a melhor da competição

Foi suada, com muita emoção, como não podia deixar de ser num clássico. A vitória (4-2) veio com sabor de redenção, após a goleada sofrida diante das paraguaias. O duelo contra as argentinas foi nervoso, uma vez que o encontro esteve equilibrado até perto do fim. Eis que um gol contra e o talento de Beatriz encaminharam a partida. Franciele foi quem abriu o placar e Raquel fechou, num 4º gol que deu tranquilidade e consolidou a vaga para o Mundial da Nova Zelândia. A seleção acabou com o vice-campeonato, já que a Colômbia havia massacrado o Paraguai na preliminar: 7 X 2. As duas equipes somaram seis pontos, com vantagem para as "cafeteras" no saldo de gols.

Parabenizo todas as jogadoras pela vaga, com a certeza de que elas formam a melhor seleção sub-17 da América do Sul. Agora a parada será mais dura: conquistar o mundo!


PS: Em breve farei um balanço completo do que ocorreu no Chile.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Seleção sub-20 é convocada para o Sul-Americano do RS

Erika foi destaque na sub-20 de 2006





Uma pequena pausa do Sul-Americano sub-17, que vive momentos emocionantes. A Seleção Brasileira sub-20, dirigida por Kleiton Lima, foi convocada para o Sul-Americano sub-20 que se realizará no Rio Grande do Sul, entre 7 e 23 de março.


O site da CBF nos informa, portanto, que são 17 (?) as jogadoras que defenderão o Brasil no torneio:





Goleiras: Bárbara (Sport Recife/PE) e Viviane (Juventus/SP)


Laterais: Joyce (Salto/SP), Rafaela (Botucatu/SP) e Leah (Team Chicago/RJ)


Zagueiras: Ester (Juventude América/SP), Auinã (Santos/SP) e Calandrine (Santos/SP)


Meio campistas: Franciele (Santos/SP), Camila (CEPE Caxias/RJ), Stephane (São Bernardo/SP), Adriane (Franca), Daiane (São José/PR) e Pamela (Campo Grande/RJ)


Atacantes: Erika (Santos/SP), Josiane (Jaguariúna/SP) e Michele (América/RJ)





Será que teremos mais três atletas que atuam fora do país e que só chegarão depois? Ou foi um erro da CBF no anúncio?A atacante Fabiana, do Sporting Huelva, seria fundamental para a equipe, por exemplo.





Os destaques desse elenco são as experientes Bárbara, Fran e Erika, que já estiveram na sub-20 de 2006 e a espetacular Camila, que pode jogar tanto de volante como na meia. Para conhecerem mais dela, vejam um relato do ótimo jornalista Marcelo Salles - que escreve na revista Caros Amigos - quando este assistiu a um duelo entre o CEPE e uma seleção americana sub-20.








Link: http://www.fazendomedia.com/novas/esportes060707.htm

Brasil perde e se complica

Festa brasileira: as paraguaias riram por último



Eram 100% de aproveitamento e grandes atuações. Mas não teve jeito. O Paraguai devolveu a goleada da 1ª fase (1-4). O gol da zagueira Tuani logo cedo parecia apontar o mesmo enredo: vitória tranqüila do Brasil. Porém, a partir do 31º minuto do segundo tempo a coisa desandou. Foram quatro gols paraguaios e muita festa ao final da partida.



Agora, todas as equipes tem três pontos ganhos. Colômbia e Paraguai tem vantagem no saldo de gols. O Brasil é o terceiro em saldo e supera a Argentina. Precisa apenas do empate contra "las hermanas" para ir ao Mundial (os três primeiros classificam-se). Mesmo que o Brasil vença, depende de um empate entre Colômbia e Paraguai para levar a taça.



A coisa complicou e a calculadora foi ativada. Espero que as meninas saibam superar esse momento de pressão.

Outro jogo de ontem: Argentina 1 X 4 Colômbia

Última rodada (quarta-feira): Brasil X Argentina; Paraguai X Colômbia

domingo, 27 de janeiro de 2008

Brasil vence a Colômbia na estréia da fase final

Essse trio está dando o que falar

Com gols de Raquel, Franciele e da "capitã" Fabiana, o Brasil passou bem pela estréia na fase final (3-1). Dominou todo o encontro e controlou as colombianas da maneira que quis. Vitória fundamental para garantir logo uma vaga no Mundial e seguir rumo ao título. Cinco jogos e cinco vitórias. Nada mal para uma equipe que teve pequeno período para treinamentos. O próximo jogo será na segunda-feira diante das paraguaias, que foram derrotadas pelas argentinas por 2 a 1.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Balanço do Sul-Americano sub-17 - 1ª fase



Após o encerramento da fase inicial do Sul-Americano sub-17 muitas coisas puderam ser analisadas. Como é a estréia de todas essas meninas em competições oficiais por seleções nacionais (categoria implantada esse ano pela FIFA no feminino) tudo era uma grande incógnita. Desde a qualidade das atletas até como se portariam, tão jovens, representando seus países.




O Brasil, grande potência do continente, confirmou seu tradicional favoritismo e foi "de menos para mais". Começou claudicante e cresceu na medida em que os jogos pediram qualidade. Especialmente contra o Paraguai, triturou a então sensação do torneio.




Destaque brasileiro? Falar de Beatriz é falar de um bálsamo, um colírio para quem gosta de bom futebol; para quem gosta, sobretudo, de meias criativos que honram a camisa 10. Ela honra e com louvor. O torcedor brasileiro pode ficar bem tranqüilo para os próximo 10 ou 15 anos. Eu banco a menina. Podem cobrar! Franciele e Raquel formam, também, uma azeitada dupla de ataque.




Os outros três finalistas do torneio estão em um nível de equilíbrio. Nem Paraguai, nem Argentina, nem Colômbia botam medo, embora não sejam adversários fáceis. A artilheira do Sul-Americano até aqui é a atacante paraguaia (Olimpia) Karen Ruiz Díaz, com seis gols. A seguir, vêm Beatriz (Brasil), Tatiana Ariza (Colômbia), Nicole Monrroy (Chile) e Rebeca Fernandez (Paraguai), com quatro gols.




A equipe com melhor ataque é o Paraguai (15 gols) e a melhor defesa é da Colômbia (2 gols). O Brasil é o mais indisciplinado entre os quatro finalistas. Foram dez cartões amarelos e um vermelho.




São três vagas para o Mundial sub-17 da Nova Zelândia e quatro equipes lutando diretamente. Uma vitória e um empate deve garantir matematicamente uma das passagens para a Oceania.




Jogos do Brasil (fase final):




26-01 (sábado) - Brasil X Colômbia


28-01 (segunda-feira) - Brasil X Paraguai


30-01 (quarta-feira) - Brasil X Argentina


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Com muitas reservas, Brasil vence Peru

Rotina: Beatriz brilhou novamente

Sem contar com algumas titulares suspensas pelo segundo cartão amarelo e poupando outras para a fase final, a seleção brasileira sub-17 fez 3 X 0 no frágil Peru. Jogadoras como Michelle Brito (um gol), Mayara (um gol) e Ketlen Wiggers ganharam alguns minutos a mais em campo e corresponderam. O placar foi inaugurado com a craque do torneio até aqui: Beatriz. Sei que estou repetitivo, mas os fatos me empurram para isso. Tenho de falar dela!


A sequência de jogos na fase final será Colômbia, Paraguai e Argentina. Dureza é verdade, porém acredito que dá para buscar a vaga no Mundial e o título.


Formação na partida: Aline, Ketlen, Juliana, Adriana e Rafaelle; Thaynara, Fabiana (Bruna), Ingrid e Beatriz (Michelle Brito); Mayara e Franciele.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Brasil massacra Paraguai e espanta fantasma

Comemoração no ritmo do "se ela dança, eu danço"


O Paraguai era a sensação do torneio. Duas goleadas credenciaram a equipe guaraní até a um leve favoritismo para esse jogo. Porém, as brasileiras fizeram todos os gols que perderam nos outros encontros. O 5-1 foi contruído com autoridade, com direito a golaço da atacante Raquel. Beatriz (2) e Franciele (2) fizeram os outros tentos.


Melhor em campo? A camisa 10. Espero não estar errado. Beatriz é muito jovem (14 anos) e precisa provar bastante coisa. Mas penso estarmos diante de um novo prodígio. Enfim, vamos aguardar sua evolução. O Brasil enfrenta na quarta-feira o Peru e basta o empate para garantir classificação à fase final.

Formação da seleção brasileira na partida: Eduarda, Edilene (Ketlen), Tuani, Fernanda e Rafaelle; Thaynara, Fabiana, Thais Duarte e Beatriz; Raquel (Amanda) e Franciele (Adriana).


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

No sufoco, Brasil vence a segunda

Beatriz tem 14 anos: essa canhota promete



Não foi fácil. Com oito minutos de jogo o placar registrava 0-2 Venezuela. As brasileiras partiram para cima e conseguiram a virada heróica, embora poderiam ganhar até com maior tranqüilidade - foram muitas chances perdidas. Três jogadoras fundamentais desencantaram: Franciele (11), Beatriz (10) e Raquel (9). Não por acaso, foram as autoras dos gols na virada (3-2). A seleção sub-17 volta a campo no domingo contra o Paraguai, a sensação do torneio. São oito gols em duas partidas e ótimo futebol.


Segunda-feira:


Chile 4 X 0 Bolívia

Equador 1 X 1 Colômbia


Terça-feira:


Paraguai 4 X 1 Uruguai

Brasil 3 X 2 Venezuela

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Thais Duarte decide e Brasil vence na estréia

Franciele tenta se livrar da dura marcação uruguaia


A Seleção Brasileira sub-17 estreou com vitória no Sul-Americano do Chile. O blog deu sorte e o prodígio Thais Duarte, de apenas 14 anos (completará 15 dia 20 deste mês), fez o único gol diante das aguerridas uruguaias. Jogo durrísimo, triunfo apertado e alerta para as próximas partidas. Primeiro jogo oficial pelo Brasil de todas e o nervosismo deve ter batido. A Venezuela é o adversário da próxima rodada.



Sábado:



Argentina 5 X 1 Bolívia

Chile 1 X 1 Equador



Domingo:



Paraguai 4 X 1 Peru

Brasil 1 X 0 Uruguai

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Definido grupo da sub-17

Até o "Prancheta" deu sua forcinha para as meninas


São tempos de futebol de base. No masculino, está em disputa a Copa São Paulo, que tenho o prazer de cobrir no Olheiros (http://www.olheiros.net/). No feminino, as seleções sub-17 e sub-20 vão tentar a classificação para os Mundiais. No caso da equipe de Marcos Gaspar (sub-17), a novidade é que o grupo foi definido para o Sul-americano do Chile, entre 12 e 30 de janeiro. Thais Duarte, 14 anos e figura carimbada do blog, confirmadíssima.



Ao site da CBF, Gaspar apontou seus destaques:



"O grupo é muito homogêneo, mas posso destacar quatro jogadoras, que são a meio-campo Beatriz, a lateral-esquerda Rafaelle e a dupla de ataque Franciele e Raquel."


Goleiras: Eduarda (EC Pelotas/RS) e Aline (Mixto/MT)
Zagueiras: Fernanda (Vila Fany/PR), Thaynara (Esperança/RJ), Juliana (Saad/SP) e Tuani (Internacional/RS).
Laterais: Edilene (Esperança/RJ) e Rafaelle (São Francisco do Conde/BA)
Meio-campistas: Adriana (Clear W. Charges/EUA), Thais Duarte (Juventus/SP), Ingrid (Juventus/SP), Bruna (Atlético/MG), Fabiana (CEPE Caxias/RJ), Michele (CEPE Caxias/RJ) e Beatriz (Araraquara/SP).
Atacantes: Mayara (Juventude/RS), Amanda (Internacional/RS), Raquel (Atlético/MG), Franciele (Jaguariúna/SP) e Ketlen (Santos/SP).

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Kleiton na sub-20

Kleiton faz ótimo trabalho no Santos FC


Passou batido pelo blog, mas sempre está em tempo. Kleiton Lima, depois de 9 anos de trabalho no Santos FC, assumiu a Seleção Brasileira sub-20. Desejo antigo do treinador, terá a oportunidade de tentar formar uma nova geração, ao lado de Marcos Gaspar (da sub-17). Os objetivos são o Sul-americano (provavelmente no RS) e o Mundial. Ao site oficial do clube (onde continuará trabalhando), Kleiton afirmou:


"Vamos procurar trabalhar bem, porque a competição já está perto do seu início e eu espero que nós possamos alcançar a nossa meta, que é classificar para o Mundial, em novembro, no Chile"

Boa sorte ao novo comandante. Ficaremos, como sempre, de olho!